SiSU 2019 – Como me inscrever e ser aprovado?

SiSU 2019 – Como me inscrever e ser aprovado?

A próxima semana é decisiva para você que prestou o ENEM em 2018. Chegou a hora de usar sua nota no Exame para ser aprovado em uma Universidade pública através do SiSU! Mas você ainda tem dúvidas sobre como é o Sistema? A gente te conta aqui nesse post. ;D

ESPERA! Antes de começar a ler, nosso e-book GRÁTIS e COMPLETO em tudo o que você precisa saber sobre o SiSU para mandar bem e ser aprovado! Para baixar é só clicar AQUI.

O processo de inscrição no Sisu tem apenas uma etapa, totalmente gratuita. Contudo, é necessário estar atento a pequenos detalhes!
O Sisu 2019.1 já tem datas definidas: Os estudantes que fizeram o Enem 2018 poderão se inscrever entre os dias 22 e 25 de janeiro. Lembrando que o resultado do exame será divulgado dia 18 de janeiro.

  1. Quando as inscrições do Sisu forem abertas, você deverá acessar o site do sistema. Tenha em mãos o seu número de inscrição e a senha do Enem.
    2. Faça login utilizando seus dados.
  2. O sistema apresentará as opções de cursos e universidades disponíveis. Você poderá escolher duas opções, e com isso as suas chances aumentam. A primeira deve ser a que você mais quer, sua prioridade.
    4. Escolha as suas opções, incluindo detalhes como ações afirmativas.
    5. Quando o período de inscrições terminar, o Sisu selecionará os candidatos com as melhores classificações para cada vaga.

COMO SÃO DIVULGADOS OS RESULTADOS?

Depois que o período para inscrições no Sistema de Seleção Unificada é finalizado, conforme o cronograma estabelecido pelo MEC, é hora da liberação dos resultados. O Sisu seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, segundo as notas obtidas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Ou seja, as maiores pontuações vão recebendo os primeiros lugares, até que todas as vagas daquele curso estejam completas.
Serão selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo sistema, de acordo com o curso escolhido, por tipo de concorrência. Em casos onde a nota do estudante o permita classificar-se em duas opções de vagas (primeira e segunda opção Sisu), ele será convocado apenas para a primeira opção.
Notas mínimas e/ ou médias mínimas poderão ser adotadas por algumas instituições para a inscrição em determinados cursos, como medicina, por exemplo. Se for assim, caso o candidato queira fazer sua inscrição, mesmo tendo obtido nota abaixo daquela estabelecida como mínima para o curso desejado, receberá o alerta do sistema.
Importante: atenção ao prazo que for dado para efetuar sua matrícula! É ela (a matrícula) que garantirá a confirmação da sua vaga.

COMO FUNCIONA A NOTA DE CORTE?

A nota de corte é a menor pontuação necessária para concorrer a determinada vaga. Cada curso tem uma diferente e é uma base para o aluno saber a sua classificação parcial.
Durante o período de inscrição do Sisu, as notas de corte de cada curso oferecido são calculadas uma vez por dia. Isso é feito à medida que mais pessoas vão se inscrevendo nos cursos.
Digamos que sua nota no Enem foi 900 e esta é a nota de corte do curso de Medicina em uma determinada universidade. Mas no dia seguinte, após novas inscrições de alunos com notas mais altas, a note de corte saltou para 920.
Você não necessariamente deverá trocar de opção, pois até o último dia de inscrição pode ser que seus concorrentes troquem de vaga e a nota de corte caia. Por isso, fique atento ao sistema durante todos os dias de inscrição.
Se a inscrição estiver perto do fim e sua nota ainda for insuficiente, uma opção possível é selecionar outro curso que tenha uma nota de corte igual ou inferior a que você tirou e seguir no jogo!

QUAIS OS CRITÉRIOS DE DESEMPATE?

Em casos onde ocorrem o empate entre dois candidatos que obtiveram a mesma nota e pleiteiam a mesma vaga, o Sisu recorre às notas obtidas no Enem como critério de desempate. O primeiro critério é a nota da redação. Permanecendo o empate, é hora de verificar as notas obtidas nas provas objetivas.
Pela ordem, em primeiro lugar são avaliadas as notas obtidas na prova de linguagens. Depois, na prova de matemática e suas tecnologias. Se ainda assim o MEC estiver diante de duas notas iguais, terá de analisar as pontuações obtidas em ciências da natureza e, por último, ciências humanas.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA CHAMADA?

Primeira chamada do SiSU:
Após a colocação dos participantes do Sisu, a primeira chamada é liberada. Após a liberação da lista, O MEC disponibiliza um período para que os alunos possam fazer sua matrícula na universidade em que passou.

Após o fim do prazo, serão abertas as vagas remanescentes.

Segunda chamada do SiSU:
As vagas remanescentes da primeira chamada ficam disponíveis na segunda chamada do Sisu. As vagas são ocupadas de acordo com a ordem de colocação. Todas as vagas devem ser preenchidas.
Os candidatos selecionados terão um prazo para realizar a matrícula na universidade escolhida. Caso todas as vagas não tenham sido preenchidas, são direcionadas à Lista de Espera do Sisu.

E O QUE É A LISTA DE ESPERA?

Se você não tiver passado em nenhuma das suas opções de vaga na primeira chamada ou se passar apenas na segunda opção, ainda há uma última alternativa.
Você terá o direito de entrar na lista de espera do Sisu para a sua primeira opção de curso. Para isso, depois que o resultado sair, você deverá entrar no site e acessar o seu boletim.
Mas atenção: você não entrará na lista automaticamente, e além disso há um prazo determinado para entrar.
Portanto, fique de olho no calendário do sistema e acesse o site para confirmar seu interesse em participar da lista de espera. A convocação, nesse caso, será feita pela própria universidade.
Vale lembrar que a lista de espera é válida apenas para a primeira opção de curso.

ATENÇÃO: o MEC divulgou uma mudança na lista de espera do Sisu para 2019. Até 2018 os candidatos poderiam escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para não ficar na lista de espera da primeira opção.
Em 2019, haverá uma chamada, então o estudante aprovado em uma das opções de curso, não poderá participar da lista de espera. Caso não seja selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *