Dicas – Alimentação

Dicas – Alimentação

Hora de colocar o corpo e a mente em equilíbrio para o tão esperado dia do vestibular. O Galileo vai te mostrar como a alimentação perto do dia das provas (e até mesmo no dia) podem ser cruciais para seu desempenho. Vamos ver?

Em primeiro lugar, é preciso respeitar os horários das refeições. Concentrar-se nos estudos e esquecer-se de almoçar ou fazer um lanche podem colocar tudo isso a perder. O ideal é que você faça de cinco a seis refeições diárias e, no dia da prova, coma alguma coisa pelo menos duas horas antes de seu início. Caso contrário, os níveis de açúcar no sangue podem ser reduzidos e indisposições físicas, como desmaios, podem ser ocasionadas.

Escolher um cardápio saudável, colorido e balanceado também é outro ponto importante. Nesses dias decisivos, comidas desconhecidas pelo organismo devem ser evitadas. O aconselhável é substituir alimentos pesados e gordurosos por fontes de energia, de vitaminas e de proteína, como cereais, frutas, legumes e líquidos. Carnes brancas grelhadas também facilitam a digestão e beneficiam seu poder de concentração!

Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju e/ou um chocolate meio amargo para o dia da prova. Sucos energizantes, como o de mamão com laranja, são uma boa pedida. Por outro lado, bebidas estimulantes, como refrigerante, energético e café, podem acelerar o metabolismo e aumentar a angústia.

A alimentação adequada e equilibrada deve ser adotada por todas as pessoas que desejam ter uma vida mais saudável. Entretanto, na trajetória acadêmica, especialmente durante a preparação para o vestibular, o hábito alimentar merece ainda mais atenção por ser considerado, muitas vezes, como fator secundário diante do grande conteúdo a ser apreendido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *