Dicas – Como lidar com o tempo

Dicas – Como lidar com o tempo

Administrar bem o tempo durante uma prova, seja de vestibular ou qualquer outra, é extremamente importante para o êxito do candidato. O Galileo te conta nesse texto algumas técnicas para manejar melhor o tempo enquanto prestando uma prova! Confere aí:

Apesar de muitos estudantes acharem que é uma questão totalmente fácil de lidar, outros muitos possuem dúvidas quanto à distribuição do tempo. Por onde começar a responder, se deve fazer a redação antes de tudo, se o correto é seguir a ordem da prova etc.

O que professores e especialistas da área orientam é que o candidato comece a prova pelas questões que ele considera mais fáceis, já que tanto elas quanto as mais difíceis possuem o mesmo peso, ou seja, o mesmo valor de pontos. E num processo seletivo como o vestibular, o interessante é que se acumule o maior número de pontos e não que se responda os questionamentos mais complicados.

Inicie fazendo uma leitura da prova, começando pela matéria que tenha mais facilidade e vá alternando as matérias a cada grupo de questões. Deixe de lado as perguntas mais longas ou complicadas. Vá resolvendo as que você considera mais fáceis e marque com algum sinal ou símbolo as outras que conheça o assunto, mas que acredita levar mais tempo para resolver. É importante também não ficar muito tempo numa questão só.

Após a conclusão de todas as perguntas consideradas fáceis, volte nas que foram sinalizadas e comece a resolver. Ao terminá-las, faça uma espécie de revisão de todas as questões que já foram respondidas até o momento. Após essa conferência, passe as mesmas para o cartão de resposta. O candidato já tem aí mais da metade da prova pronta e respondida. Agora, com o restante do tempo, é hora de “brigar” com as perguntas que foram deixadas de lado.

Outra dica dada por professores é fazer um cálculo simples para se aproximar de uma média de tempo para a resolução de cada questão. Para saber, divida o tempo total de prova em minutos pelo total de questões da prova. Com essa estimativa é possível obter um tempo aproximado por questão.

Além de todas essas dicas, o mais importante é o estudante estar calmo e ciente de que estudou, estando assim preparado para enfrentar todos os questionamentos presentes na prova. A tranquilidade é um dos maiores aliados nesse momento. Dessa forma, a aprovação será garantida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *