Porque comemoramos o Dia Internacional da Mulher?

Porque comemoramos o Dia Internacional da Mulher?

Hoje é comemorado, em todo o mundo, o Dia Internacional da Mulher. Mas por qual razão o dia 8 de março é a data escolhida para relembrar a luta das mulheres em busca da igualdade econômica e política? O Galileo traz hoje um pouco sobre essa importante conquista histórica.

O exato motivo que levou à escolha do dia 8 de março é, de fato, uma incógnita até hoje. A história mais contada é a de que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Embora esse fato tenha sido marcante para a escolha da data, não foi o único fator que motivou a existência de um dia internacional da mulher,

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

Porém, o primeiro Dia Internacional da Mulher a ser oficialmente celebrado foi no ano de 1908, nos EUA. Nessa data, mais de 1500 mulheres protestaram nas ruas a favor de melhores condições de trabalho e igualdade. Ainda houveram, anos depois, diversas relações entre o dia da mulher e a crescente onda socialista pela Europa, principalmente.

Foi então que a data surgiu: no dia 8 de março de 1917, 90 mil operárias protestaram contra o então Czar Nicolau II, na Rússia, por melhores condições de trabalho e também contra a participação russa na Primeira Guerra Mundial.

Somente em 1945 a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Neste ano, a ONU divulgou o mote oficial da data, que é “Pensemos em Igualdade, Construção com Inteligência e Inovação para a Mudança”. Como explica em nota, a ONU Mulheres chegou a esse conceito após considerar que o aperfeiçoamento de sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável pode contribuir para a defesa da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.

A entidade disse ainda que o Dia Internacional da Mulher de 2019 abordará visões sobre as lideranças da indústria, as empresas emergentes que estão mudando o panorama no mundo dos negócios, as empreendedoras sociais, as ativistas que trabalham em favor da igualdade de gênero e as mulheres inovadoras, com o objetivo de examinar como a inovação pode eliminar barreiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *