Como me organizar? [Parte 2]

Como me organizar? [Parte 2]

Voltamos com mais dicas para você organizar seus estudos da melhor forma! Se você não conferiu a parte 1 desse guia, é só clicar aqui. Vamos lá?

MANTENHA SUA BAGUNÇA ORGANIZADA

Sabemos que é difícil manter tudo organizado a todo momento. Deixa todo o seu material de estudo à mão pode ser uma ferramenta muito útil, embora possa causar uma certa bagunça ao longo do tempo. Por isso, admita sua bagunça, mas procure deixá-la organizada. Um local de estudos desorganizado além de atrapalhar a produtividade dos estudos também faz com que muitos estudantes deixem de estudar, aumentando a procrastinação. Logo, o ideal é manter tudo simples e bem organizado, ao invés de muita coisa bagunçada. Afinal, pode acabar sendo desmotivador a longo prazo.

SEPARE UM TEMPO PARA SE ORGANIZAR

Ao menos uma vez na semana, recomendavelmente no domingo ou na segunda-feira, tire um tempo para organizar tudo que você precisa fazer durante a semana. Trace objetivos curtos e mais longos para um período de 7 dias, e inclua nele seu descanso/lazer. Além disso, ter um dia dedicado a organizar a sua semana é uma maneira de manter sua rotina de estudos sempre funcionando. Além de ser um ótimo dia para avaliar seu aprendizado.

SAIBA GERENCIAR SUAS ENERGIAS

Defina prioridades para seus estudos. Nesse ponto é importante saber que não é necessário se desgastar com uma matéria que você já aprendeu e dominou, por exemplo. Com certeza, você terá outras matérias que precisa reforçar, onde sua energia será melhor utilizada. Procure acordar todos os dias no mesmo horário, pois o corpo gosta de rotinas (inclusive aos finais de semana). Por isso, alimente-se bem – e aqui pode valer a pena buscar médicos que indiquem uma dieta funcional para a vida que você tem.

USE E ABUSE DOS MAPAS MENTAIS

Um dos seus melhores amigos nos estudos pode ser o mapa mental. Eles consistem em abreviações gráficas que facilitam seus estudos e resumem matérias de modo visual. Provavelmente você já viu ou fez um desses e não sabia. Portanto, separamos um vídeo que vai te mostrar como fazer mapas mentais que irão te ajudar a se organizar e estudar melhor. Confira:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *