Carreiras – Engenharia de Alimentos

Carreiras – Engenharia de Alimentos

Pensando em cursar Engenharia de Alimentos? Separamos algumas informações para que você conheça melhor um dos ramos da engenharia que mais tem crescido nos últimos anos. Ainda que muito parecido com os cursos de Ciências dos Alimentos e Nutrição, o curso de engenharia de alimentos se diferencia dos demais por focar sua especialização em processos relacionados a produção industrial.

A Engenharia de Alimentos é o segmento das engenharias que abrange a industrialização de alimentos, elaborando projetos que promovem uma melhor capacidade de desenvolvimento, produção, conservação, armazenamento e transporte de uma das necessidades vitais dos seres humanos, a alimentação. O enfoque no modo de produção dos alimentos é o que diferencia esta carreira da carreira de nutrição.

Ao ingressar na graduação, o futuro engenheiro de alimentos é submetido a um grande número de aulas de matemática, química (incluindo bioquímica e físico-química) e também de física. Após cursar estas matérias, o graduando passa a estudar conteúdos mais propriamente voltados para a carreira, incluindo produção e conservação de alimentos e conceitos de economia e administração voltados ao gerenciamento industrial da produção.

Um Engenheiro de Alimentos pode atuar em diversos segmentos de mercado, como: Indústrias de produtos alimentícios (ou insumos e equipamentos voltados a estas indústrias), órgãos públicos, auditorias, consultorias, instituições de pesquisa e desenvolvimento, dentre outras. Nestes segmentos, o profissional geralmente se dedica ao processo produtivo através de pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos, fiscalização para garantia de qualidade, tratamento de resíduos, docência ou até mesmo em área comercial ou de marketing. Segundo a Catho, a média salarial de um engenheiro de alimentos é de R$ 4.083,74.

A USP oferece o curso no campus de Pirassununga em período noturno ou diurno. A Unesp oferece o curso de Engenharia de Alimentos no campus de São José do Rio Preto e a Unicamp oferece este curso no período noturno no campus de Campinas.O curso pode ser realizado também em diversas instituições públicas de ensino, as quais adotam o SiSU como processo seletivo

E aí, essa é a sua área? Venha se preparar com o melhor time de professores para as provas das grandes universidades. Não importa o tamanho dos seus sonhos, ser Galileo é a melhor maneira de realizá-los. Seja Galileo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *