Rapidinha #14 – Escala, Razão e Proporção

Rapidinha #14 – Escala, Razão e Proporção

Um dos conteúdos mais cobrados no ENEM é o conhecimento do aluno em resolução de problemas envolvendo escala, razão e proporção. Vamos começar mais essa Rapidinha te ajudando a entender melhor o que são cada um desses conceitos.

Razão: Na matemática, a razão é a comparação entre duas grandezas. Ela é calculada a partir da divisão (ou quociente) desses dois valores na ordem em que eles aparecem.
Imagine dois números A e B fazem parte do conjunto de números reais, sendo o B ≠ 0. Isso é representado da seguinte forma:
A razão entre A e B é:

Proporção: A proporção é a igualdade entre duas razões. Ela pode ser usada em diversos problemas que envolvam o cálculo de igualdade entre duas razões.
Sempre que temos uma proporção, o produto dos meios será igual ao produto dos extremos.
Se A e B são proporcionais a C e D, então:

Por exemplo, se um avião de 10 metros tem uma capacidade de 20 passageiros e outro de 15 metros tem uma capacidade de 30 passageiros, as razões entre o tamanho e a capacidade de cada avião são iguais, logo, temos uma proporção.

Grandeza: Grandeza é tudo o que pode ser medido como por exemplo, massa, tempo, velocidade, comprimento, entre outros.

  • Grandezas diretamente proporcionais: Duas grandezas são diretamente proporcionais quando a razão entre elas é sempre a mesma, mesmo quando essas grandezas mudam de valor. Ou seja, as razões formam sempre uma proporção.
    • Regra de Três: Existem dois tipos de regra de três, a simples e a composta. A regra de três simples é uma ferramenta usada quando se tem três valores e é necessário descobrir o quarto valor. Nesse tipo de operação existem apenas duas grandezas envolvidas.
      Na regra de três composta, existem mais de duas grandezas envolvidas, por exemplo, velocidade, tempo e distância.
  • Grandezas inversamente proporcionais: Duas grandezas são ditas inversamente proporcionais quando o produto entre elas é sempre o mesmo, mesmo quando essas grandezas mudam de valor. Isso ocorre quando uma diminui e a outra aumenta proporcionalmente, ou quando uma aumenta e a outra diminui na mesma proporção.
    Assim, para resolver uma regra de três com grandezas inversamente proporcionais, é necessário inverter a ordem das grandezas.

Escala: Uma escala é a aplicação da razão entre duas grandezas; por exemplo, o comprimento de um desenho e o seu tamanho real ou até mesmo as medidas de um mapa que são apenas representativas, mas são diretamente proporcionais às medidas em tamanho real.

Já postamos outras Rapidinhas sobre assuntos que caem nas provas mais disputadas do Brasil. Clique aqui, confira nossos outros posts e vem #SerGalileo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *