Carreiras – Relações Internacionais

Carreiras – Relações Internacionais

No texto de hoje vamos aprender mais sobre a carreira de Relações Internacionais. A carreira é a condução das relações entre povos, nações e empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural, comercial e do direito. O profissional dessa área analisa o cenário mundial, investiga mercados, risco de conflitos e a situação política das nações, avalia as possibilidades de negócios, parcerias e cooperação internacional e aconselha investimentos e projetos no exterior. Ele promove entendimentos entre empresas e governos de diferentes países, abrindo caminho para exportações, importações e acordos bilaterais (entre dois países) ou multilaterais (com várias nações). Além disso, representa os interesses de um país, estado ou cidade no exterior em negociações em torno de projetos de intercâmbio e de ações promocionais nas áreas de turismo, negócios e educacional, entre outras.

O currículo de Relações Internacionais divide-se em três grandes áreas: política, direito e economia. Os alunos estudam bastante sociologia, economia e história. Questões sobre a guerra e a paz, o papel das organizações internacionais e a integração regional são debatidas. Nas aulas práticas, os alunos simulam negociações políticas e diplomáticas. Em algumas escolas também há treino de negociação comercial. O curso exige muita leitura e o domínio de línguas estrangeiras. É necessário que os alunos façam estágio em empresas ou instituições públicas ou privadas que possuem atuação internacional.

Algumas das muitas áreas que o bacharel em Relações Internacionais são: agências governamentais, análises internacionais, comércio exterior, diplomacia e educação. Basicamente, as funções que esse profissional exerce são: planejar ações dos governos federal, estaduais ou municipais nos setores político, econômico, comercial, social e cultural; coletar dados e elaborar relatórios sobre a conjuntura internacional para órgãos governamentais, empresas privadas e ONGs. Participar da elaboração de programas de cooperação com outras nações; atuar como diplomata representando o país em outros países; e muitas outras funções.

A remuneração para o recém ingressante da área no mercado de trabalho é de aproximadamente R$1.500. Após alguns anos de experiência, os salários podem chegar a até R$10.000. Várias universidades oferecem esse curso, entre as públicas temos a UFMG, USP, UNESP e UFRGS. Algumas das particulares que você também pode estudar Relações Internacionais são PUC, UCB-DF e Estácio de Sá.

E aí, essa é a sua área? Venha se preparar com o melhor time de professores para as provas das grandes universidades. Não importa o tamanho dos seus sonhos, ser Galileo é a melhor maneira de realizá-los. Seja Galileo!

Aqui no blog temos várias outras carreiras para você conferir. Clique aqui e confira!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *