Dicas – Mudanças na Fuvest

Dicas – Mudanças na Fuvest

Esse ano foi significativo para a USP. Haverão algumas mudanças na Fuvest importantes para os estudantes e, consequentemente, para a Universidade de São Paulo. As mais significativas dizem respeito aos alunos oriundos de escola pública, mas que acabam alterando todo o universo de vestibulandos que sonham com uma vaga na USP.

A partir de agora, cada carreira terá três notas de corte diferentes. Isso porque as vagas serão divididas em três categorias:

  • Ampla concorrência (60% das vagas totais);
  • Oriundos de escola pública (40% das vagas totais);
  • Egressos da escola pública que sejam pretos, pardos ou indígenas (37,5% sobre os 40% de escola pública).

Além disso, pela primeira vez será possível ingressar em qualquer um dos cursos da USP via Sisu, ou seja, pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Algumas faculdades não adotavam o método até este ano.
Com essas mudanças, o bônus de até 25% da nota que alunos de escolas públicas e pretos, pardos e indígenas recebiam na prova foi extinto.

A proporção de vagas reservadas a alunos da escola pública e minorias aumentará nos próximos anos: no vestibular para 2020, deve ser 45%; no exame para 2021, 50%. Isso faz parte de um compromisso assumido entre as universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) com o governo.

Outra mudança substancial na Fuvest deste ano acontece na segunda fase. Os vestibulandos terão dois dias de prova, e não mais três, como era até o ano passado. A avaliação do primeiro dia permanece igual, com português e redação. Já no segundo dia, o exame poderá cobrar até quatro matérias específicas da carreira escolhida —e não mais duas ou três.

A prova dissertativa que contemplava todas as matérias do ensino médio, e até o ano passado era aplicada no segundo dia, foi extinta neste vestibular.

SEGUNDA FASE

Como era
Três dias de prova dissertativa, sendo:
No primeiro, português e redação
No segundo, todas as matérias do ensino médio
No terceiro, as específicas da carreira (até três)
Até três vestibulandos eram convocados por vaga (no ano passado, número foi de 2,4)

Como ficou
Antigo segundo dia foi extinto. Prova agora cobra, em dois dias:
No primeiro, português e redação
No segundo, matérias específicas da carreira (que agora podem ser até quatro)
Quatro candidatos convocados por vaga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *