Carreiras – Psicologia

Carreiras – Psicologia

A profissão de psicólogo vai muito além da tradicional imagem do paciente deitado no divã, desabafando sobre a vida. Esse profissional atuará no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais ou até mesmo distúrbios emocionais. Se você está pensando em prestar Psicologia nos vestibulares, o Galileo preparou esse texto especialmente para você!

Normalmente, o bacharelado em Psicologia dura cinco anos. Por ser um curso da área de humanas, algumas das matérias estudadas ao longo do tempo na faculdade serão: Ética, História das Ideias Psicológicas e Abordagem Sistêmica das Organizações. As disciplinas mais específicas incluem: Psicologia Behaviorista, Psicologia e Saúde, Psicologia Sócio-Histórica, entre outras. Essas matérias irão exigir do aluno um gosto por leitura e capacidade de interpretação e análise de textos. Após obter o diploma, é necessário realizar o cadastro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu estado. Só então o profissional poderá exercer a profissão regularmente.

Mas quais as áreas de atuação que um psicólogo pode trabalhar? Bem, atualmente, vários ramos da psicologia estão em alta, como a Psicologia Esportiva. Essa área busca atuar na orientação de atletas, visando tranquilizar e motivá-los. A Psicologia Hospitalar é outra área muito importante, pois atua auxiliando as pessoas no processo de recuperação mental e física dos pacientes e dos seus familiares.

Uma outra área de trabalho é a de Comportamento do Consumidor, voltada a estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores para identificar padrões e iluminar o caminho dos profissionais de marketing e publicidade. O psicólogo também pode trabalhar com Orientação Profissional, onde irá guiar pessoas em busca de uma, como o nome sugere, orientação profissional quanto à carreira e vocação.

Há também uma gama enorme de especializações que podem ser estudadas após o término da graduação. Entre elas, estão a hipnoterapia (trabalho terapêutico por meio da hipnose), coaching, atuação em setores de RH de empresas e mesmo a neuropsicologia. Os locais de trabalho do psicólogo podem variar desde seu consultório próprio até escolas, hospitais, bancos e empresas privadas e públicas em geral.

Quanto à faixa salarial, o psicólogo pode ser remunerado entre R$1.200 (no começo da carreira) até valores de até R$15.000 no auge da carreira, que varia entre cinco e dez anos após o início. Os dados salariais são da Catho Online. Os ganhos de consultas praticadas em consultório próprio variam muito. No início da carreira, quando ainda não se é conhecido, os valores são mais baixos, até o nome do profissional ser consolidado no mercado, aumentando o valor das consultas.

Se você se interessou pela área de Psicologia, aqui vão algumas universidades que oferecem o curso: USP (61 candidatos/vaga), UFSCAR (ingresso via SiSU) e UnB (via vestibular tradicional e SiSU). Dentre as particulares, as mais conhecidas são a PUC, Mackenzie e Positivo.

E aí, essa é a sua área? Venha se preparar com o melhor time de professores para as provas das grandes universidades. Não importa o tamanho dos seus sonhos, ser Galileo é a melhor maneira de realizá-los. Seja Galileo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *