Carreiras – Economia

Carreiras – Economia

Pensando em seguir a carreira de Economia? Separamos algumas dicas sobre a carreira para que você já ingresse no ensino superior conhecendo melhor uma das carreiras mais polêmicas da atualidade. O curso de Ciências Econômicas forma muito mais que profissionais capazes de opinar com coerência sobre assuntos políticos durante churrascos de família. Um economista pode trabalhar em diversas áreas, as quais incluem tanto setor público quanto privado.

No setor privado, é comum que estes profissionais atuem nos setores estratégicos das companhias, analisando o mercado em que estas atuam e definindo estratégias para que a empresa se beneficie ao máximo do setor em que se insere; Na esfera pública, são responsáveis por respaldar diversas políticas públicas, contribuindo para que os programas e planos econômicos governamentais promovam o melhor benefício possível para a sociedade.

O raciocínio lógico é sem dúvida a principal característica de um bom economista, independente da área em que este atue. Os cursos oferecidos pelas principais universidades do país apresentam enfoques um pouco distintos, com alguns se voltando para o setor público, ao passo em que outros se dedicam pouco mais à atuação na esfera privada. Da mesma forma, as matérias abordadas pelo curso se diferenciam um pouco, com algumas instituições dando mais enfoque para aspectos matemáticos e outras se voltando mais para análise de fatores históricos e geopolíticos. Estas tendências, entretanto, não fazem com que os cursos sejam muito diferentes.

Ao longo de sua formação, o graduando em Ciências Econômicas estuda com profundidade as teorias micro e macroeconômicas, as escolas de pensamento econômico, políticas públicas e também algumas matérias voltadas à administração e contabilidade. As grades curriculares desta carreira variam entre as universidades que oferecem tal curso, sendo interessante que o vestibulando se intere sobre a grade antes de se inscrever no vestibular. Segundo a consultoria Robert Half, o salário médio de um economista recém formado é de cerca de R$ 3.000,00, podendo chegar a até R$ 40.000,00 em cargos mais elevados.

O curso de Economia é oferecido pela UNICAMP no campus de Barão Geraldo nas modalidades diurno e noturno. A USP oferece o curso em São Paulo nas duas modalidades, e em Piracicaba e Ribeirão Preto em período integral. A UNESP oferece o curso no campus de Araraquara também nas modalidades diurno e noturno. Diversas universidades federais também oferecem cursos reconhecidos pelo mercado, como a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Varginha – MG e a Universidade de São Carlos (UFSCar). No caso destas duas, o SiSU é a única forma de se entrar no curso. Existem também boas universidades particulares com cursos nesta carreira, como o caso da FGV e do INSPER,ambas com vestibulares próprios.

E aí, Economia é a sua área? Venha se preparar com o melhor time de professores para as provas das grandes universidades. Não importa o tamanho dos seus sonhos, ser Galileo é a melhor maneira de realizá-los. Seja Galileo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *