SiSU 2019 – Mas o que é o SiSU?

SiSU 2019 – Mas o que é o SiSU?

A próxima semana é decisiva para você que prestou o ENEM em 2018. Chegou a hora de usar sua nota no Exame para ser aprovado em uma Universidade pública através do SiSU! Mas você ainda tem dúvidas sobre como é o Sistema? A gente te conta aqui nesse post. ;D

ESPERA! Antes de começar a ler, nosso e-book GRÁTIS e COMPLETO em tudo o que você precisa saber sobre o SiSU para mandar bem e ser aprovado! Para baixar é só clicar AQUI.

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem como meta a democratização e o acesso de estudantes às instituições de ensino superior públicas. As vagas disponibilizadas nestas instituições são direcionadas a estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscreveram no sistema de seleção, totalmente informatizado.
O Sisu não é pago, é um programa totalmente gratuito, em que o estudante se inscreve, não pagar nenhuma taxa de inscrição e também é isento de mensalidades, já que ingressará em instituições públicas de ensino. Diferente de outros programas, o Sisu não oferece bolsas de estudo, como o Prouni, mas sim, acesso às vagas de instituições públicas de ensino superior. Com o Sisu, o candidato pleiteia uma vaga em universidades e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem.

ALGUNS NÚMEROS

Criado em 2009, ano em que ofertou mais de 47 mil vagas no primeiro semestre, o Sisu cresce a cada ano. Em 2014, o número de vagas aumentou para 171 mil, um crescimento de mais de 250%!
Este ano são ofertadas mais de 239 mil vagas em 130 instituições. São 30 instituições públicas estaduais e 100 federais, incluindo centros de educação tecnológica.
O MEC divulgou ainda que 1.824.727 de estudantes se candidataram às vagas em 2018. E como cada um deles pode escolher até duas opções de curso, o total de inscrições ultrapassou 3.534.810.

QUAL A DIFERENÇA DO SISU PARA O FIES?

Tanto o Sisu quanto o Fies são programas do governo criados com o objetivo de garantir o acesso à educação superior no Brasil, democratizando a inclusão educacional. Ao contrário do Sisu, entretanto, o Fies é um Fundo de Financiamento Estudantil, destinado à concessão de financiamento a estudantes matriculados ou não em cursos superiores presenciais privados que tenham avaliação positiva no MEC.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Além de ter feito a última edição do Enem, para participar do Sisu é necessário ter tirado uma nota acima de zero na redação e não ter feito como treineiro (quem faz o Enem apenas para treinar e conhecer o exame, geralmente é porque ainda não concluiu o Ensino Médio ou não tem 18 anos).
Você pode se inscrever no Sisu mesmo que já tenha tentado no ano anterior. E também caso já esteja fazendo um curso superior em uma instituição pública.
Se você já estiver matriculado em uma universidade pública e for aprovado em outra pelo Sisu, deverá optar por apenas uma das duas. Ou seja, você deverá abandonar o curso antigo para iniciar o novo ou continuar apenas no que já estava fazendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *