Conhecendo as Universidades – UFMG

Conhecendo as Universidades – UFMG

Vamos conferir um pouco mais sobre umas das mais tradicionais universidades federais do país? Hoje o texto é sobe a UFMG, que possui cursos excelentes e é referência de ensino no Brasil e no exterior. Bora? 😀

UM POUCO DA HISTÓRIA

Localizada na Região Sudeste, a mais industrializada do Brasil, a UFMG, instituição pública de ensino superior gratuito, é a mais antiga universidade do estado de Minas Gerais. Sua fundação ocorreu em 7 de setembro de 1927 com o nome Universidade de Minas Gerais (UMG). Quase um século após, a instituição é liderança regional e nacional em ensino, extensão,  cultura, pesquisa científica e geração de patentes, em diversas áreas do conhecimento.

Sua comunidade reúne cerca de 72 mil pessoas nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina e Tiradentes, que se organizam em torno de 77 cursos de graduação, 80 programas de pós-graduação, e mais de 750 núcleos de pesquisa. Em 2016, a UFMG alcançou 1076 registros de patentes, o que lhe rende posição de liderança entre as instituições de ensino superior do país.

Entre os professores, 734 são pesquisadores do CNPq. O número de patentes nacionais e internacionais registradas pela UFMG também tem crescido nos últimos anos – em 2016, a UFMG alcançou 1065 registros de patentes, o que lhe rende posição de liderança entre as instituições de ensino superior do país. A Universidade conta ainda com cerca de 900 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

OS CAMPI

PAMPULHA

É o maior campus da Universidade, e é localizado na região de Pampulha, em Belo Horizonte. Teve início de sua construção nas décadas de 1950 e 1960, quando foi decidido transferir a maioria das faculdades da UFMG para o mesmo local. Esse campus reúne a Reitoria, os órgãos da administração central e a maioria das Unidades Acadêmicas.

SAÚDE

O campus Saúde da UFMG é sede da Faculdade de Medicina, da Escola de Enfermagem e do Hospital das Clínicas. Está localizado na região hospitalar de Belo Horizonte, próximo ao Hospital João XXIII (Pronto Socorro). Além disso, abriga o Complexo do Hospital das Clínicas.

MONTES CLAROS

Polo influente na região Norte de Minas Gerais, Montes Claros conta com a presença da UFMG em sua região, por meio de campus regional, onde funciona o Instituto de Ciências Agrárias (ICA). Para a unidade, a Universidade atrai alunos de todo o país, devido à oferta de cursos de pós-graduação e de graduação – Agronomia, Administração. Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia.

OS CURSOS

Os cursos mais concorridos na UFMG são: Medicina, Direito, Psicologia, Odontologia, Veterinária, Enfermagem, Fisioterapia, Administração e Nutrição. Para ver a lista completa, clique aqui.

Independente do seu sonho, o Galileo te ajuda a chegar lá! Afinal, onde tem Anglo, tem aprovação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *