Conhecendo as Universidades – Unicamp

Conhecendo as Universidades – Unicamp

Hoje começamos mais uma série de textos no blog, onde iremos conhecer mais a fundo algumas das mais conhecidas universidades do país. Iremos contar sobre a história de cada uma, onde estão localizados cada campus e os principais cursos oferecidos em cada um. Iremos começar com uma das universidades mais cobiçadas pelos nossos alunos, a UNICAMP! Vamos lá? ;D

UM POUCO DA HISTÓRIA

A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade.

Foi projetada do zero como um sistema integrado de centros de pesquisa, ao contrário de outras universidades brasileiras, geralmente criadas pela consolidação das escolas e institutos anteriormente existentes. Seu foco em pesquisa reflete que quase metade de seus estudantes são alunos de pós-graduação, a maior proporção entre todas as grandes universidades no Brasil. Ela também se destaca no grande número de cursos de pós-graduação oferecidos (153, comparados aos 70 cursos de graduação), além de oferecer vários cursos para cerca de 8 mil estudantes por meio de sua escola de extensão.

A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.

OS CAMPI

BARÃO GERALDO

O emblemático campus principal da Universidade Estadual de Campinas está localizado no distrito de Barão Geraldo, a 12 km do centro de Campinas. Ele ocupa atualmente uma área de 350 hectares situada em um vale rodeado por suaves colinas e é delimitado a oeste pela zona urbana de Barão Geraldo, a sul e a leste por terras de cultivo e ao norte por um lago e um novo parque industrial construído nos anos 2000.

Os principais cursos oferecidos são: Medicina, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Economia, Filosofia, Arquitetura, Enfermagem e História.

LIMEIRA

A cidade de Limeira conta com dois campi da universidade: a Faculdade de Tecnologia e a Faculdade de Ciências Aplicadas. A Unicamp está, oficialmente, em Limeira desde 1989, com a Faculdade de Engenharia Civil. Hoje, os dois campi oferecem cursos como Engenharia de Produção, Nutrição, Ciências do Esporte e algumas graduações de tecnólogos.

PIRACICABA

Em 1967, a Unicamp absorveu a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), fundada em 1955 e localizada a 50 quilômetros a noroeste do campus principal, em Campinas. Com mais de 1.000 alunos, a faculdade era inicialmente localizada em um edifício histórico perto do centro da cidade e na década de 1970 um novo campus foi construído, ocupando uma área de 60 hectares na periferia da cidade. Nesse campus é oferecido o curso de Odontologia.

A universidade também é referência em seu vestibular, aplicado através da Comvest. As dez carreiras mais concorridas no Vestibular Unicamp 2019 foram as seguintes:

Medicina, com 330 candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo (102 c/v); Ciências Biológicas – Integral(57,9 c/v); Comunicação Social-Midialogia (54,5 c/v); Ciência da Computação – Noturno (39 c/v); Farmácia – Integral (38,5 c/v); Engenharia Química – Integral (37,8 c/v ); Engenharia da Computação – Integral (35,7 c/v); Enfermagem- Integral (34,9 c/v) e Odontologia (34,6 c/v).

Independente do seu sonho, o Galileo te ajuda a chegar lá! Afinal, onde tem Anglo, tem aprovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *