Ciências da Natureza para a FUVEST

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A segunda fase da Fuvest terá algumas mudanças esse ano! A prova será em apenas dois dias em 2019, e não mais em três, como era até 2018. Nos dias 6 e 7 de janeiro, os vestibulandos irão prestar o exame, que será distribuída da seguinte forma:

DIA 6: português (10 questões) e redação;

DIA 7: 12 questões de duas, três ou quatro disciplinas, de acordo com a carreira escolhida.

Para algumas carreiras, há prova de Habilidades Específicas de caráter eliminatório e classificatório.

A USP está disponibilizando no vestibular Fuvest 8.362 vagas divididas por modalidades de Ampla Concorrência, Escola Pública e Escola Pública PPI (autodeclarados pretos, pardos e indígenas).

Na área de Ciências da Natureza, dividimos as seguintes frentes: biologia, física e química. Separamos algumas questões para você se preparar com o Galileo para a segunda fase!

BIOLOGIA

As questões que mais caíram foram dos seguintes assuntos: Ecologia, Genética, Fisiologia Animal e Humana.

(FUVEST 2014) Os genes que condicionam a visão para cores e a síntese da enzima G6PD (desidrogenase da glicose‐6‐fosfato) estão localizados no cromossomo X humano. O alelo recessivo d determina o daltonismo e o alelo recessivo g, a deficiência da enzima G6PD. No heredograma abaixo, o homem I‐1 é daltônico e tem também deficiência da enzima G6PD. Sua mulher I‐2 é homozigótica, com visão normal para cores, não tendo deficiência de G6PD. A filha II‐1 desse casal casou‐se com o homem II‐2, que possui visão normal para cores e não tem deficiência de G6PD. Os quatro filhos desse casal (III‐1, 2, 3 e 4) diferem entre si quanto aos fenótipos em relação à visão para cores e à síntese de G6PD.

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Com relação a essas características,

a)  quais são os genótipos de I‐1 e I‐2?

b)  quais são os genótipos de II‐1 e II‐2?

c)  que fenótipos e respectivos genótipos os filhos de II‐1 e II‐2 podem ter?

d)  explique como III‐1, 2, 3 e 4 podem ter herdado genótipos diferentes.

RESOLUÇÃO

a) I-1 = Xd,g Y e I-2 = XD,G XD,G

b) II-1 = XD,G Xd,g e II-2 = XD,G Y

c) Os fenótipos e respectivos genótipos são: homem com visão normal para cores e sem deficiência de G6PD (XD,G Y); homem daltônico e com deficiência de G6PD (Xd,g Y); homem com visão normal para cores e com deficiência de G6PD (XD,g Y); e homem daltônico e sem deficiência de G6PD (Xd,G Y).

d) Isso se explica devido à ocorrência de recombinação gênica (resultante de crossing-over) entre os loci (D,d) e (G, g), durante a produção de gametas pela mãe (II-1). Isso implica a produção de quatro tipos de gametas diferentes, quanto aos genes analisados: XD,G Xd,g, XD,g e Xd,G.

FÍSICA

Na Física, as questões que mais caíram foram dos seguintes temas: Mecânica, Termologia, e Eletricidade.

(FUVEST 2018) O prêmio Nobel de Física de 2017 foi conferido aos três cientistas que lideraram a colaboração LIGO (Laser Interferometer Gravitational -Wave Observatory), responsável pela primeira detecção direta de ondas gravitacionais, ocorrida em 14 de setembro de 2015. O LIGO é constituído por dois detectores na superfície da Terra, distantes 3.000 quilômetros entre si. Os sinais detectados eram compatíveis com os produzidos pela fusão de dois buracos negros de massas aproximadamente iguais a 36 e 29 massas solares. Essa fusão resultou em um único buraco negro de 62 massas solares a uma distância de 1,34 bilhão de anos-luz da Terra.

a) A detecção foi considerada legítima porque os sinais foram registrados com diferença de tempo compatível com a distância entre os detectores. Considerando que as ondas gravitacionais se propaguem com a velocidade da luz, obtenha a maior diferença de tempo, Δt, que pode ser aceita entre esses registros para que os sinais ainda sejam considerados coincidentes.

b) Foi estimado que, no último 0,2 s da fusão, uma quantidade de energia equivalente a três massas solares foi irradiada sob a forma de ondas gravitacionais. Calcule a potência, P, irradiada.

c) A emissão decorrente da fusão desses dois buracos negros deu origem a ondas gravitacionais, cuja potência irradiada foi maior do que a potência irradiada sob a forma de ondas eletromagnéticas por todas as estrelas do Universo. Para quantificar esta afirmação, calcule a potência total irradiada pelo Sol. Obtenha o número N de sóis necessários para igualar a potência obtida no item b.

Note e adote: Equivalência massa energia: E = mc2.

Velocidade da luz: c = 3,0 x 108 m/s.

Massa do Sol: 2,0 x 1030 kg.

Intensidade da luz irradiada pelo Sol, incidente na órbita da Terra: 1,4 kW/m2.

Distância Terra . Sol: 1,5 x 1011 m.

Área da superfície de uma esfera de raio R: 4π R2.

π = 3.

RESOLUÇÃO

a) A distância entre os detectores é 3000 km, e a velocidade da luz é 300000 km/s. Dessa forma, o intervalo de tempo ∆t para que a onda eletromagnética percorra a distância entre os dois detectores é:

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b) A quantidade de energia equivalente a três massas solares é dada por:

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Em 0,2 s (duração do evento), a potência irradiada é:

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c) A área irradiada pelo Sol na superfície que contém a Terra é:

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Como a intensidade da luz irradiada pelo Sol, incidente na órbita da Terra, é 1,4 kW/m2, tem-se:

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Como a potência irradiada pela fusão equivalente a 3 massas solares foi de 27 · 1047 W, o número N de sóis necessários para igualar essa potência é:

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QUÍMICA

As questões mais frequentes nos últimos anos são: concentração das soluções, termoquímica, cálculo estequiométrico e reações orgânicas.

(FUVEST 2017) Atualmente, é possível criar peças a partir do processo de impressão 3D. Esse processo consiste em depositar finos fios de polímero, uns sobre os outros, formando objetos tridimensionais de formas variadas. Um dos polímeros que pode ser utilizado tem a estrutura mostrada a seguir:

impressão de esferas maciças idênticas de 12,6 g, foram consumidos, para cada uma, 50 m desse polímero, na forma de fios cilíndricos de 0,4 mm de espessura.

Para uso em um rolamento, essas esferas foram tratadas com graxa. Após certo tempo, durante a inspeção do rolamento, as esferas foram extraídas e, para retirar a graxa, submetidas a procedimentos diferentes. Algumas dessas esferas foram colocadas em um frasco ao qual foi adicionada uma mistura de água e sabão (procedimento A), enquanto outras esferas foram colocadas em outro frasco, ao qual foi adicionado removedor, que é uma mistura de hidrocarbonetos líquidos (procedimento B).

a) Em cada um dos procedimentos, A e B, as esferas ficaram no fundo do frasco ou flutuaram? Explique sua resposta.

b) Em qual procedimento de limpeza, A ou B, pode ter ocorrido dano à superfície das esferas? Explique.

RESOLUÇÃO

a) Cálculo do volume dos fios:

V = Ab · h = (π · r2) · ℓ = 3 · (0,2 · 10–3 m)2 · 50 m

V = 6 · 10–6 m3 = 6 cm3

Cálculo da densidade das esferas:

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Nos dois experimentos, as esferas ficaram no fundo do frasco, pois a densidade delas é maior que a densidade da água e sabão (experimento A) e do removedor (experimento B).

b) Procedimento B, pois o removedor é formado por uma mistura de hidrocarbonetos líquidos (caráter apolar), que removem a graxa, também apolar, mais eficientemente.

Além disso, o removedor pode dissolver parte do polímero, que também é hidrocarboneto (caráter apolar).

A mistura de água e sabão apresenta um caráter apolar menor que o removedor, sendo menos eficiente na remoção da graxa e na dissolução do polímero.


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