Carreiras – Odontologia

Carreiras – Odontologia

Está pensando em prestar Odontologia nos vestibulares? O Galileo vai te mostrar algumas dicas sobre essa carreira, as faculdades mais importantes do Brasil nessa área e o que você, vestibulando, precisa saber antes de entrar no tão desejado curso. Vamos lá?

O curso de Odontologia não forma apenas dentistas. Há várias especialidades diferentes que um profissional da área pode atuar, como a endodontia, estomatologia, ortodontia e periodontia. Contudo, basicamente, o profissional formado no curso é o responsável pela saúde bucal das pessoas, atuando na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes.

Uma das características que um profissional em Odontologia é a concentração, detalhismo e paciência que são exigidas pelo trabalho. Apesar de tudo, o curso ainda é na área da saúde, portanto, pontos como o cuidado com as outras pessoas e o humanismo são muito importantes para todos que estão pensando em cursar essa carreira. Agora que você conhece o perfil é adequado para a carreira, é hora de conhecer quais as disciplinas que o aluno de Odontologia irá estudar durante o curso.

Entre as disciplinas mais comuns nas grades curriculares de Odontologia estão Bioquímica, Anatomia, Imunologia, Materiais Dentários, Prótese Dentária e Periodontia. É bom lembrar que, ainda assim, há diferenças nas grades das universidades. É interessante você buscar nos portais das universidades que você pretende estudar pela grade curricular completa do curso. Uma característica desse curso é a grande quantidade de atividades práticas em laboratório, que complementa as aulas teóricas.

Após o término do bacharelado, o profissional formado em Odontologia deve ganhar em média R$3.400 por mês, de acordo com a média nacional da profissão levantada pela Catho. Essa valor pode parecer baixo, mas não considera que muitos dentistas não trabalham em apenas uma clínica e também não menciona a quantidade de horas trabalhadas por mês. Para profissionais com mais de 8 anos de experiência, atuando em organizações de grande porte, o Sine (Site Nacional de Empregos) apontou uma média de salário em torno de R$8.718.

Agora, onde prestar o curso? A UNICAMP oferece o curso na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, e tem uma relação de 32 candidatos por vaga. Já a USP tem o curso em 3 campi: Bauru, Ribeirão Preto e São Paulo (este com opção de integral e noturno). A UNESP oferece também em 3 campi: Araçatuba, Araraquara e São José dos Campos. Muitas universidades federais também oferecem o curso, como a do Rio de Janeiro e Minas Gerais e, nestes, o SiSU é a única maneira de entrar. Entre as particulares, as mais procuradas são a SLMANDIC, PUC e UNIP.

E aí, essa é a sua área? Venha se preparar com o melhor time de professores para as provas das grandes universidades. Não importa o tamanho dos seus sonhos, ser Galileo é a melhor maneira de realizá-los. Seja Galileo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *