Rapidinha #08 – Funções da Linguagem

Rapidinha #08 – Funções da Linguagem

FUNÇÕES DA LINGUAGEM
A função da linguagem é um conceito que remete à finalidade para a qual uma determinada mensagem fora elaborada. Uma vez que a comunicação se dá, cotidianamente, de forma automática, muitas vezes a função da linguagem utilizada acaba por passar despercebida aos indivíduos. Uma mensagem pode ser sintetizada de forma a apresentar seis funções, ou finalidades, básicas. São elas: Referencial, fática, poética, metalinguística, conativa ou expressiva.

FUNÇÃO REFERENCIAL
Foca objetivamente o assunto abordado. A função referencial transmite uma informação objetiva sob um aspecto real. Prioriza dados concretos, fatos e circunstâncias. É geralmente observada em textos jornalísticos, científicos ou expositivos.

FUNÇÃO FÁTICA
Foca o canal no qual a mensagem é transmitida. É utilizada quando se busca prolongar, estabelecer ou interromper uma comunicação. São situações nas quais a mensagem em si não é o ponto principal, mas sim o estabelecimento do contato entre os interlocutores. Ótimos exemplos são as saudações, como “Alô?“,”…

FUNÇÃO POÉTICA
Foca a mensagem a ser transmitida. Evidencia a formatação da mensagem, embora típica de obras literárias, pode ser encontrada rotineiramente em propagandas e mensagens. Atribui mais valor ao “como dizer” que ao “o que dizer”.

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
Foca o código usado para transmitir a mensagem. Ocorre quando o emissor de uma mensagem se vale de um código para explicar este mesmo código. Ótimos exemplos desta função são poesias sobre escrever poesias, dicionários, filmes sobre cinema e etc…

FUNÇÃO CONATIVA
Foca o receptor da mensagem. Tem como principal objetivo influenciar o receptor, ou destinatário, de forma a convencê-lo ou dar-lhe ordens. É comum a ocorrência de discursos diretos entre os interlocutores, assim como de vocativos e imperativos. É o tipo de linguagem mais vista em propagandas e discursos.

FUNÇÃO EXPRESSIVA
Foca o emissor da mensagem. Reflete, geralmente de forma não proposital, o estado emocional do emissor. É indicada em textos escritos pela presença de reticências, pontos de exclamação e interjeições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *