Dicas – Unesp 2019

Dicas – Unesp 2019

Chegou a hora da prova da Unesp! Nesta quinta-feira, dia 15, você irá prestar o vestibular de uma das melhores faculdades do país.

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Criada em 1976, a partir de institutos isolados de ensino superior que existiam em várias regiões do Estado de São Paulo, a Unesp tem 34 unidades em 24 cidades, sendo 22 no Interior; uma na Capital do Estado, São Paulo; e uma no Litoral Paulista, em São Vicente.

O que você pode levar no dia da prova:

  • RG ou documento oficial equivalente, com foto e assinatura recentes (obrigatório)
  • Material: caneta esferográfica com tinta azul ou preta lápis preto nº 2. A Vunesp permite apontador, borracha e régua transparente
  • Roupas leves e comida são permitidas

O que você não pode levar

  • Quaisquer aparelhos eletrônicos durante a prova (calculadora, celular, relógio, reprodutor de áudio)
    Bandana, lenço, boné, chapéu

 

O que fazer no dia da prova

Alimentação 
– Tome café da manhã equilibrado e coma o que está habituado para não ser pego de surpresa por alguma indigestão ou alergia. Evite comidas gordurosas, que podem provocar mal estar. Não esqueça de separar o lanche para a hora da prova e a garrafa de água.

Roupas
– Cheque a previsão do tempo e verifique que tipo de roupa deverá vestir para que o clima não o incomode. Na hora de escolher as peças que vai usar, lembre-se de dar prioridade absoluta ao seu conforto.

Horário 
– Chegue cedo. Não vale a pena chegar faltando cinco minutos para a prova. Você ficará estressado e correrá o perigo de se atrasar. E ninguém mais entra depois que os portões são fechados. Se você chegar mais cedo não vai acontecer nada, apenas terá que esperar um pouco mais. Mas, se chegar atrasado…
– O recomendado é chegar uma hora antes do início da prova, ou seja, às 13h, quando terá início a entrada no prédio.

Pausas
– Reserve dois momentos de cinco a dez minutos para comer, se esticar e ir ao banheiro. As pausas são muito necessárias para que você retome o foco e a atenção que vão caindo ao longo do exame. Se você levanta um pouco e come alguma coisa, é como se estivesse entrando novamente para fazer a prova, impedindo o sono de vir.

Primeira fase

A primeira fase do vestibular da Unesp é composta por uma prova de conhecimentos gerais. O candidato tem 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada.

Serão 30 questões para cada uma das seguintes áreas:

  • Linguagens e Códigos: língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte;
  • Ciências Humanas: história, geografia, filosofia e sociologia;
  • Ciências da Natureza e Matemática: biologia, química, física e matemática.

Se atente à leitura e interpretação de gráficos, além do tempo da prova! O Vestibular da Unesp pode dar vantagem aos alunos com mais facilidade em Linguagens e Ciências Humanas, visto que o resto da prova valem apenas um terço da nota final.

Se atente a esses detalhes e tenha uma boa prova!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *